top of page
Manuelly Marques - Nascimento Isaac

Nascido em 25 de janeiro de 2016

Relato do meu VBAC - luta contra o sistema, sociedade e algumas vezes meu próprio eu .

 

" há tempo para todo propósito debaixo de céu! Tempo de nascer... "

Desde que engravidei, tinha o firme propósito do parto normal, era um sonho , uma busca de realização do que não tive no parto da Isabelly e sentia que precisava realizar, era tudo que eu queria! 
Mas acima de tudo ainda havia um problema maior, ir contra a maioria ! 
Naquele 14 de maio quando peguei meu "fraco" positivo , não sabia o que sentir , felicidade, medo , dúvida ... eram tantos sentimentos!! Mas tinha que agir. Fui logo contar pro papai, que se mostrou feliz na mesma hora. Mas ainda não era uma confirmação forte, teria que esperar mais uns dias para que fosse exato! E foi assim que fiz e 18 de maio , dia do aniversário da minha princesa, veio a confirmação! Apenas 4 semanas! 
Aí então comecei a ir atrás do que precisaria para ajudar a realizar meu sonho! Entrei em contato com a Fernanda Sherer Doula e mais uma vez me entupindo de informação, evidências, vídeos e relatos de PN.
Mas algo começou a me assombrar, ainda precisava ter a certeza de que aquela gestação iria para frente, era necessário esperar até as 8 semanas pela primeira ultrassom onde ouviria o coração do meu bebe bater! E foi assim que aconteceu dia 16/06 ouvi aquele som que aliviou meu coração de uma maneira incrível, mas até então já havia sofrido até crise de ansiedade! Aí poderia tudo continuar a acontecer... Informação, informação e informação de todas as formas! 
Após as 30 semanas, começaram as contrações de treinamento e eu achava que já poderia ser algo (haha mal sabia o que me aguardava) 
Já estava até com vergonha da Fer, de tantas perguntas que eu fazia a ela! E ela sempre pronta a me responder! 
Nas 38 semanas a ansiedade começou a bater, Isabelly nasceu com 39 e eu achava que poderia acontecer novamente! Então decidi fazer um detox virtual, porque além da minha ansiedade, também tinha a ansiedade externa! Durou apenas 1 semana, mas foi suficiente pra repensar outras prioridades também! 
Chegamos nas 39 , nada ... Nas 40, nada... Aí começamos a monitorar a cada 2 dias, cardiotoco, ultrassons, consulta ... Foi quando numa quinta-feia , com 40 + 3 , Dr André sugeriu uma indução na segunda-feira , que seria quando completássemos 41 semanas! Logo aceitei a sugestão, pois meu coração estava tranquilo quanto a decisão e aquela era uma vontade do papai também,que temia que o bebê passasse das 41 semanas! 
Tínhamos então um tempo, Isaac ainda tinha 4 dias para resolver nascer naturalmente! Começamos uma corrida contra o tempo. Era chá de canela, os 3 hots, dançava com a Isabelly ... Foi quando na sexta dia 22/01, acordei pensando, hoje não vou fazer nada, se for pra ser, será! Mas uma colicazinha me incomodava. Fui fazer almoço e senti vontade de ir ao banheiro quando tive uma grande surpresa "comecei a perder meu tampão"! Pulei de alegria e até tirei foto! Mandei pra Fer que confirmou que era ele mesmo!! Mais tarde aquela cólica começou a apertar pouco mais, mas suportável. Deu uma louca vontade de chupar sorvete e precisava fazer aquilo antes de Isaac nascer! Rsrs. Então fomos à sorveteria com pouca cólica mesmo! Lembro da minha irmã falando: que coisa louca, você com contração na sorveteria ! Voltamos pra casa e a dor nas costas piorava, mas o marido chegou e quis passear e fomos ... Passamos em paralelepípedos, estrada de terra e aquilo era terrível, mas vamos que vamos, era aquilo mesmo que queria sentir! Fomos jantar e lá tive mais 2 contrações bem espaçadas e nada mais! Fomos dormir todos animados, achando que ele nasceria naquela noite! Acordamos no sábado e eu não tinha sentido nada mais, apenas continuava a perder o tampão! Desanimei muito! Liguei pra Bia, que veio fazer aquela massagem mágica nos pés, acupuntura para indução, tudo numa tentativa de que Isaac logo resolvesse vir. Quando ela saiu de casa, me deu um sono absurdo!! Havia combinado com as gestamigas um encontro em casa e consegui levantar só na hora de fazer o lanche.  Passamos uma tarde ótima, com tantos pensamentos positivos,  massagem nos pés , comida gostosa, uma demonstração de carinho que fez toda diferença ... Sem contar cada palavra que elas me falaram que me fortaleceram mais, ainda tínhamos praticamente 2 dias! Fomos dormir e mais uma noite super tranquila. Acordei às 7:00, com muita vontade de limpeza e ainda nem tinha montado o berço! Montamos o berço, coloquei roupa pra lavar, passei pano na casa e fomos almoçar no pesque pague, não sentia absolutamente NADA! 
Assim que voltamos, bateu a tristeza de novo , nosso tempo estava acabando! Não ia ser como sonhei! Às 17:30 levantei pra fazer uma pipoca e quando voltei pro quarto veio uma dor bem forte, pensei : essa foi diferente! Isso era 17:45 . Comecei a contar e dali 20 minutos , veio outra. Depois 10 minutos, outra! Fui tomar um banho ver se passava e no banho mesmo, senti outra! Deitei- me e fiquei contando, elas vinham de 10 em 10 e duravam quase 1 minuto! Eram suportáveis! Bem suportáveis! Então jantamos e apertou um pouco mais! Chamei a Fer, que logo veio, mas percebeu que aquilo poderia durar ainda muito tempo! Então, ela voltou pra casa e ficamos todos de guarda aqui! Tentei dormir, não era possível, já se passava da meia noite, estava caindo de sono! Resolvi entrar na banheira, aquilo era surreal de bom, eu quase dormi lá dentro! 
Mas como boa lombriguenta, deu vontade de comer arroz!! Pedi ao marido que logo atendeu meu pedido! Comi meu arroz e resolvemos ir ao hospital verificar como tudo estava! Já era 2:30 e nada tinha acontecido, apenas 1 dedo de dilatação, já estava daquele jeito há 2 semanas ! Voltamos pra casa e as contrações continuavam na mesma! Consegui dar um pequeno cochilo entre as dores, levantamos às 8:00 , tomei um bom e delicioso banho (água quente é ótimo), tomei café e voltamos pro hospital! 
Hospital super lotado, Dr André já fez minha internação, pois de qualquer forma, aquele seria o dia! Não havia lugar disponível no pré-parto, esperei no corredor por um tempo, mas logo um liberou e fui fazer um cardiotoco! Estava tudo bem com Isaac! Às 10:30, Dr André veio me examinar e estava já com 3 pra 4 de dilatação! Opa, a madrugada rendeu! Fiquei animada!! E assim fomos pelo resto do dia, contrações sempre de 10 em 10, suportáveis! Às 13:30 , nova avaliação, 5 pra 6, mas Isaac estava alto e a bolsa íntegra ainda! Começamos a rebolar, caminhar e as contrações já estavam com intervalos menores. Às 17:00, 8 já! Nessa avaliação, Dr André resolveu romper a bolsa e foi aí que o negócio apertou!! Contrações super , hiper, mega , master doloridas, 2 em 2 minutos, duração de 1:30 min ! Lembro- me daqueles momentos de dor intensa, apertar a mão do meu marido, que foi simplesmente maravilhoso, essencial naquele momento! Eu o via orar, enquanto eu urrava!! As palavras da Fer, de força!! Eu me negava a aceitar, gritava : não , não , não ! E ela : sim , sim , sim! Tudo isso fazia tanta diferença! Resolvemos ir para o chuveiro , ver se aliviava! Com muito custo consegui chegar lá e o Emerson aproveitou para comer alguma coisa! Mas na contração que veio , me agachei e só gritei : tá ardeeeeendooooo!!! Era o círculo de fogo!  A Fer foi chamar o médico , vieram as enfermeiras que me mandaram levantar, mas aquilo era impossível pra mim. Recordo-me pouco , mas elas diziam: levanta, senão vai nascer aqui! Então nessa última avaliação , vi apenas o médico fazendo um sinal afirmativo para as enfermeiras! Vi a Fer sair correndo chamar o Emerson, e quase me arrastando fui pra sala de parto! Cheguei lá e olhei em volta, não era aquilo que eu queria, não via meu marido, não via a Fer ... Estava sozinha! E me fechei! Na contração eu não sentia nada, elas me mandaram deitar na maca e eu negava , mandaram ficar em posição ginecológica e eu negava! Ai eles me perguntavam como que eu queria que ele nascesse se eu me negava a tudo? Eu respondi em meio ao choro: não seeeeeiiiii! Mas obedeci ao que eles diziam e ouvi o médico dizer : cadê o marido? Já to vendo a cabeça do bebe! Então todos chegaram, marido, Doula e fotógrafa! Pronto, eu podia 
começar! Rsrs! Veio a contração e nada... Acho que não estava fazendo a força direito! Mas em meio a tudo isso, é impossível esquecer as vozes de apoio do meu lado! Essenciais! Segunda contração e nada... Na terceira pedi forças a Deus ! Isaac precisava vir!! Na quarta, fiz tanta força, tanta !!! Senti tudo se abrir e Isaac descer! Como num passe de mágica tudo passou! Ele veio pro meu colo e eu ainda não acreditava! Apenas dizia: consegui, consegui! Senti a placenta sair ... E lá estava ele todo lindo com seus 4,210 e 53 cm. Mas logo ele foi pros cuidados e eu continuei lá sem ainda acreditar! Sorrindo sozinha! Eu tinha me realizado! Agradeci tanto a Deus, que fez as coisas conforme meu coração pedia! Fui pro pré-parto e Isaac já mamou ... Eu ainda continuava sorrir sozinha!! Já me alimentei, fui pro quarto e tomei banho, peguei meu bebe no colo! Aquilo era tudo que eu queria!! Isabelly veio conhecer seu irmão que a olhava como se já a conhecesse!! Era tudo maravilhoso!!  
Nesse parto, nasceu Isaac , uma nova mãe , um novo pai , uma nova irmã ! Quebrou-se vários mitos : gestação de 41 semanas, bebe grande, sem episio, sem laceração e sem anestesia! Ele veio no dia que quis! 
E ainda continuo meio sem acreditar !! Após tanta luta, consegui! 
Agradeço em primeiro lugar a Deus e também ao meu marido que me surpreendeu , ele foi firme e forte comigo! As Doulas Fer Sherer e Cris  que foram super importantes com suas palavras, seu apoio, suas massagens maravilhosas! A minha mãe que esteve sempre cuidando da Isabelly e as gestamigas que me deram todo o apoio sempre, mesmo quando eu pensei em induzir!

 

Horário de Contato

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

 

Entre em contato para mais informações

contato@nascer.org

 

Seguir

  • Wix Facebook page

© 2015 por Nascer.

bottom of page